Alexandre Pereira da Rosa, 40 anos, é formado no curso Técnico Industrial em Química pela antiga Escola Técnica da Universidade Federal de Pelotas -UFPEL (hoje IFsul) e tem formação em Medicina Veterinária pela mesma universidade (UFPEL). Natural do município de Pelotas, atualmente reside em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul – RS, mais especificamente no interior da cidade (área rural). Guasqueiro e criador, desde 2016, do empreendimento “Rincão dos Couros”, ele produz couro cru lonqueado e sovado reconhecido pela sua qualidade para venda. Além do couro, oferece outros produtos como ceras para hidratação, kits especiais para confecções e produção de peças. Destaca-se também sua participação como formador de guasqueiros no estado, como instrutor, atualmente em licença, do SENAR-RS.
Nesta ocasião, e para uma melhor organização da entrevista, memoriaguasqueira decidiu abordar diferentes temas com o Alexandre. Para atingir esse objetivo, apresentaremos o material editado oferecendo vários áudios. Em cada um deles, trataremos de um assunto específico em relação ao processo de preparação do couro, como noções básicas sobre o couro cru (características específicas e diferenças com os outros tipo de couro); a etapa do sovado; a relevância e a qualidade do couro. Além disso, conversamos sobre a origem histórica da guasqueria no RS, a relevância da sua preservação e difusão como bem cultural imaterial, finalizando com o objetivo da capacitação do SENAR no que refere à formação em guasqueria no estado.
Nesta primeira entrega, iniciaremos a fala com a apresentação do entrevistado e conheceremos como e porque surgiu seu empreendimento Rincão dos Couros, o qual se converteu, hoje em dia, em um dos principais provedores de couro cru de qualidade do estado e do país.
“Durante muitos anos eu trabalhei [como guasqueiro] produzindo peças por encomenda; e da necessidade de produzir um couro de qualidade para efetuar essas peças foi, sem que eu percebesse, que surgiu a capacidade de criar um couro de qualidade que pudesse ‘despertar’ o interesse em outras pessoas”, nos explica Alexandre sobre o surgimento do seu empreendimento, no qual produz artesanalmente a matéria-prima para os guasqueiros.
Ouça a primeira parte da entrevista intitulada “O Couro Cru”, a seguir.